Tombado como Patrimônio Histórico pelo IPHAN, uma viagem para Natividade é como voltar no tempo, uma vez que o destino é a cidade mais antiga do Tocantins.
Repleto de história para nos contar, o Centro Histórico abriga belas construções da época colonial, o que torna o passeio ainda mais agradável.
E mais do que isso, Natividade ainda é um destino perfeito para apreciar algumas das maravilhas das Serras Gerais.
O que fazer nas Serras Gerais – Natividade
Os principais pontos turísticos das Serras Gerais localizados em Natividade são:
- Ruínas da Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos | um dos maiores símbolos da cidade, começando a ser construída pelos escravos no início do século XVIII. No entanto, a obra nunca foi concluída, ficando apenas as ruínas da igreja, que se tornaram um dos atrativos de Natividade.
- Igreja de São Benedito | outra construção realizada no início do século XVIII. Erguida com bloco de pedras, taipa de pilão e barro, é uma das principais construções históricas de Natividade.
- Igreja Matriz de Nossa Senhora da Natividade | construída em 1759, é a padroeira da cidade e um dos principais pontos turísticos de Natividade, preservando até hoje a arquitetura da época, além da imagem da santa em estilo barroco, trazida de Portugal.
- Museu Histórico de Natividade (antigo presídio) | tem o objetivo de mostrar ao turista a história de ocupação da região e do patrimônio cultural de Natividade.
- Praça da Bandeira | marca o triste lugar onde os negros eram comercializados durante o período colonial. Hoje, é onde se encontra a Câmara Municipal e alguns restaurantes no entorno.
- Ouriversaria Mestre Juvenal | veja de pertinho como são feitas as joias filigrana, uma técnica portuguesa e totalmente artesanal que utiliza fios de ouro e prata na produção das joias.
- Amor Perfeito – Tia Naninha | conhecer Natividade e não provar o biscoito Amor Perfeito é como uma viagem desperdiçada! Misturando polvilho, leite de coco e açúcar, tem um sabor divino.
- Complexo de Cachoeiras do Paraíso | para quem curte atividades de ecoturismo, no complexo há trilhas, praias fluviais e 5 cachoeiras para você tomar um banho relaxante. E tudo isso cercado por uma rica fauna e flora.
- Trilha do Ouro | com cerca de 8 km ida e volta, foi o caminho percorrido pelos escravos, levando até o topo da serra, onde estão localizadas as ruínas do Arraial de São Luís, a primeira cidade da região fundada pelos bandeirantes.
Onde se hospedar em Natividade
O pequeno município de Natividade é ainda mais escasso no quesito hospedagem, sendo o Vereda’s Hotel o mais conhecido e recomendado. Os quartos tem todos os itens básicos para o seu conforto, incluindo ar condicionado. O café da manhã é incluso na diária.
Quantos dias ficar em Natividade
Fique pelo menos um dia cheio de Natividade, acordando de manhã bem cedinho para conhecer os atrativos. Almoce e já emende o período da tarde explorando outros lugares do destino.
Saiba mais: dicas do que fazer em Natividade, nas Serras Gerais do Tocantins.
Deixe o seu Comentário